INTEGRANTES

Sandro Luis da Silva

Professor Adjunto IV no Departamento de Letras e nos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Letras da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Doutor em língua portuguesa pela PUC/SP, com estágio de pós-doc em estudos da linguagem pela Sorbonne Paris IV, sob supervisão do Prof. Dr. Dominique Maingueneau. Líder do grupo de pesquisa GEPEDTEC.

Felipe Roberto Martins

Professor de Língua Portuguesa, Literatura e Comunicação Profissional da Escola Técnica Estadual – Etec de Suzano do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEETEPS e aluno regular do Mestrado em Letras da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Defensor da Escola Pública gratuita de qualidade.

Raimundo Nonato de Oliveira

Formou-se em Letras em 2005 na Faculdade Guarulhos e leciona Língua Portuguesa na rede estadual de São Paulo há 16 anos. É pós-graduando em Ciência e Tecnologias e Gestão da Educação Pública. Atualmente é mestrando em Letras pela Unifesp.

Raquel Santos Zandonadi

Possui graduação em Letras pela UNESP, pós-graduação lato sensu em Educação pela USP e mestrado em Linguagens e letramentos pelo programa Profletras, também pela UNESP. Desde 2005 leciona no Ensino Fundamental da rede pública. Atualmente é professora de Língua Portuguesa do município de Praia Grande e atua, desde 2019, como Assistente Técnica Pedagógica no mesmo município. Venceu, nacionalmente, o 11º Prêmio Professores do Brasil, em 2018, com o projeto “Minhas memórias: o embate de vozes na construção da identidade de alunos-sujeitos”, e o Prêmio Professor Transformador, em 2020, com o projeto “Fanfiqueiros de papel”.

Lucimagna Ribeiro da Costa

Possui graduação em Letras pela Universidade do Tocantins- UNITINS (2002). É professora Orientadora de Informática Educativa - POED da Rede Municipal da Cidade de São Paulo. Trabalha com projetos voltados para tecnologias digitais, Imprensa Jovem, robótica educativa com sucatas, além de letramento digital. Mestranda em Educação (UNIFESP), militante por uma escola pública e de qualidade para todos.

Claudete Leite Siqueira

Graduação em Letras pela Faculdade de Formação de Professores de Afogados da Ingazeira. Atualmente cursa Mestrado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares - PPGFPPI - PE. É professora da Rede Municipal de São José do Egito, PE, desde 1998. É integrante do GEPESPE - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Escolar e Não Escolar no Sertão Pernambucano. Estudante no grupo de pesquisa GIPPPGE (Grupo Internacional de Pesquisas em Políticas, Práticas e Gestão da Educação) da Universidade de Pernambuco.

Joselita Santos de Almeida Santos

Graduada em Letras, pelas Faculdades Integradas de Patos - FIP. Especialização em Língua, Linguística e Literatura pelas Faculdades Integradas de Patos - FIP. Especialização em Gestão Escolar: administração, supervisão e orientação pela Universidade Cândido Mendes. Professora dos anos iniciais da rede municipal de São José do Egito -PE e do ensino médio da rede estadual de Pernambuco.

Luciana Luca

Luciana Luca é arte educadora e está cursando segunda graduação em Letras Português/ Francês pela UNIFESP. Realizou curso Técnico em Dança e também aperfeiçoamento na Paris Marais Dance School em Paris na França. Possui vasta experiência em arte educação, atuando em colégios particulares e projetos culturais na cidade de São Paulo, atualmente é professora de Artes no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), Escola Técnica Estadual.

Luciana Lopes Benvindo

Doutoranda em Educação da Universidade Federal de São Paulo, mestra em Letras pelo programa Profletras - Unesp, desenvolve estudos sobre multiletramentos, gamificação e cultura maker.

Francielle de Queiroz Zurdo


Doutoranda no Programa de Pós- Graduação da Universidade Federal de São Paulo, tem estudado as potencialidades pedagógicas nos Livros Literários do PNLD - Literário da Educação Infantil à luz da perspectiva discursiva dos Gestos de Leitura. Tem mestrado e graduação em Letras pela mesma universidade. É integrante do Gepedtec Unifesp/CNPq.

Ana Carolina A. B. Silva

Licenciada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Fundadora do Rede Florescer, rede de apoio pedagógico voltada para alunos de inclusão e desde então, estuda sobre práticas humanas e inclusivas para garantir a equidade de todos os sujeitos em sala de aula.

Andrea Rizzo

Aluna Especial do Mestrado;

Pós Graduada em Psicopedagogia (Latu Sensu);

Graduada em Letras e Pedagogia.

Adriana Silvia Vieira

Possui graduação em Letras (Português e Espanhol) pela Universidade de São Paulo (USP) e mestrado em Letras - Linguagem em Novos Contextos pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Atualmente, é coordenadora na área de tecnologias digitais e educação do Cenpec – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária.

Moisés Moreira da Silva

Graduado em Letras - Português e Inglês, professor do Ensino Fundamental e Médio na rede privada de ensino. Mestrando no Programa de Pós Graduação em Letras, na área de concentração de Estudos Linguísticos. Atualmente, desenvolve pesquisas em Análise do Discurso.

Carolina Guimarães Mazzetti Sá


Formada em jornalismo, letras e pedagogia. Professora de língua portuguesa e produção textual na rede privada.

Simara Ferreira Souza

Formada em Jornalismo pela FMU. Licenciada em Letras-francês pela Universidade federal de São Paulo. Foi professora da rede estadual de ensino e de cursinhos. Atualmente, atua como jornalista na Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Paulo.

Valter Zotto de Andrade

Doutor em língua portuguesa. Pesquisador do GEPEDTEC - Unifesp.

Camila Martins Pereira

Professora de português dos anos finais do Ensino Fundamental da cidade de São José dos Campos - SP, licenciada em Letras - Português e Espanhol, pós-graduada em Linguística e o Ensino de Línguas, mestranda de Letras da UNIFESP - Guarulhos e uma pessoa apaixonada por poesia.

Vanessa Breves Seriacopi

Advogada formada pela Universidade São Judas Tadeu, Economista graduada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, graduanda em Letras Português - Francês pela Universidade Federal de São Paulo, especialista em Direito Tributário pela Universidade de Santa Cruz do Sul.

Patrícia Moreira Rocha dos Santos

Graduada em Letras pela FG (Faculdades de Guarulhos), pós-graduada (lato sensu) em Língua Portuguesa pelo programa REDEFOR – UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas). Professora de Língua Portuguesa há 26 anos na rede estadual de São Paulo. Apaixonada por clube de leitura.

Caio Watanabe Santana

Aluno de graduação de letras (português e espanhol) da Unifesp e integrante de iniciação científica do GEPEDTEC em análise do discurso.

Marcelo Naranjo

Formado em Administração de Empresas (PUC-SP) e Bacharel em Direito (FMU-SP), com pós-graduação em Docência do Ensino Superior (FMU-SP). Atualmente cursando mestrado em Educação na UNIFESP. Um dos editores do site Universo HQ desde o ano 2.000, uma das principais referências da América Latina quando o assunto é história em quadrinhos. Atua desde 2.014 como jurado do Troféu HQMix, principal premiação brasileira sobre HQs.

Emily Ramos da Cunha

Graduanda em Letras pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e desenvolve pesquisa em nível de iniciação científica nas áreas de multiletramentos, letramento digital e educação